Rinoplastia
Rinoplastia é a denominação que resume a uma gama de manobras e passos cirúrgicos complexos que permitem remodelar o seu nariz.
A Rinoplastia Primária é aquela cirurgia dos casos que nunca foram operados ou para os pacientes que nunca sofreram nenhum trauma anterior que tenha modificado o aspecto estético e a função normal da respiração.
A Rinoplastia Secundária é aquela que se segue após uma cirurgia prévia onde o resultado obtido não tenha atingido o rendimento esperado em termos estéticos e ou funcionais. Pode ser também chamada de Rinoplastia Revisional. A Moderna cirurgia estética do Nariz segue os conceitos da Rinoplastia Funcional Estruturada que busca alcançar resultados estáveis com a melhora dos padrões estéticos e da aparência natural, que não comprometam a respiração nasal.
O que é possível ser feito durante a rinoplastia?
Podem tratar desvios, alongar ou encurtar, rebaixar, aumentar a altura do dorso nasal e corrigir depressões ou abaulamentos.
Pode-se promover modificações do tamanho e formato da ponta nasal refinando os contornos, bem como, pode-se melhorar a angulação da ponta nasal em relação ao lábio superior.
A Moderna Rinoplastia visa um refinamento do seu perfil levando em conta a unidade estética facial, acrescentando estrutura quando insuficiente e remanejando os excessos.
Posso ser candidato à rinoplastia?
Se você goza de boa saúde, tem idade superior a 17 anos, você pode ser candidato a uma RINOPLASTIA. A RINOPLASTIA pode alterar o seu perfil nasal, mudar o ângulo entre o nariz e o lábio, e remodelar a sua ponta nasal.
A cirurgia pode melhorar a harmonia do nariz e das demais estruturas faciais. Algumas vezes, podem haver queixas respiratórias associadas às motivações estéticas.
Por favor, questione o seu cirurgião a respeito e informe seus sintomas respiratórios que poderão ser corrigidos ou minimizados durante a sua cirurgia.
Caso apresente uma ou mais das condições listadas abaixo, você poderá ser um bom candidato à RINOPLASTIA:
- Você tem um dorso nasal proeminente (alto) ou excessivamente baixo?
- A base do seu nariz é demasiadamente ampla?
- Seu nariz é muito pequeno ou muito avantajado para sua estrutura de rosto?
- A ponta do seu nariz é caída ou demasiadamente arrebitada?
- A ponta do seu nariz é mal definida ou apresenta aspecto bulboso?
- Suas narinas são amplas ou muito alargadas?
- Seu nariz é desviado?
- Algum traumatismo alterou a forma do seu nariz ou a sua respiração?
Você é um bom candidato à rinoplastia?
Se você consegue verbalizar e expor de maneira clara incomodando no seu perfil nasal ou na sua respiração, demonstra boa capacidade de entendimento de que a Rinoplastia tem limitações técnicas e é uma cirurgia peculiar às suas características faciais, como raça, idade e sexo, você pode ser considerado um bom candidato(a) à Rinoplastia.
Pacientes que apresentam um perfil obsessivo com relação a determinados tipos de perfil ou formato nasal, estão focados a inúmeras pequenas imperfeições, buscam um nariz perfeito, esperam que após a Rinoplastia estarão mais aptos ao sucesso nas suas relações pessoais ou profissionais, DEFINITIVAMENTE NÃO SÃO BONS CANDIDATOS A RINOPLASTIA.
Se você consegue entender que o plano cirúrgico traçado pelo especialista é aquele que melhor se ajusta as suas queixas e características, buscando o melhor resultado para você, nós consideramos que você tem expectativas realísticas, portanto, se encaixa no perfil de uma parceria médico-paciente com alta probabilidade de sucesso.
Sua consulta inicial
É muito importante que você exponha todas as suas impressões e queixas ao seu Cirurgião, enquanto entenda todas as possibilidades, riscos e limitações do procedimento cirúrgico. Isso será minuciosamente explorado através de uma anamnese criteriosa onde serão questionadas suas queixas, expectativas, histórico de doenças e uso de medicamentos.
A primeira entrevista ajuda a delimitar as suas reais expectativas estéticas, identifica fatores de risco que possam interagir com a cirurgia, tais como o uso de medicações que alterem a coagulação sanguínea ou alterem o comportamento dos anestésicos durante a cirurgia, como antidepressivos, ansiolíticos, antialérgicos, incluindo borrifadores nasais, anti-inflamatórios entre outras patologias como hipertensão arterial, diabete, doenças da tireoide, doenças pulmonares, cardíacas ou distúrbios sanguíneos.
Você será examinado a fim de verificar alterações morfológicas superficiais e profundas da estrutura nasal. Serão solicitados exames para avaliar os sistemas orgânicos envolvidos com a cirurgia e a anestesia, bem como uma Tomografia Computadorizada dos seios da face para avaliar possíveis distorções da anatomia nasal interna.
Preparo para sua cirurgia
Uma vez seus exames analisados, risco cirúrgico avaliado, suas fotos pré –operatórias já em seu prontuário, a data da sua cirurgia poderá ser marcada. Serão marcadas pelo menos duas consultas prévias a cirurgia, uma com duas semanas e outra com uma semana de antecedência para dirimir dúvidas e algumas recomendações adicionais.
É recomendável que pacientes fumantes interrompam o uso de cigarros e assemelhados por pelo menos duas semanas antes do procedimento.
Aspirina ou medicamentos que contenham AAS, anti-inflamatórios, anti reumáticos, aceleradores de metabolismo como anfetaminas, fórmulas para emagrecimento, Vitamina E, entre outros, devem ter seu uso descontinuado pelo período de duas semanas anteriores a cirurgia.
Caso surjam dúvidas ou necessidades do uso desses ou de novos medicamentos antes do procedimento, seu cirurgião deve ser imediatamente notificado.
Tais medidas são fundamentais para resguardá-lo (a) de riscos desnecessários. É fundamental que você compareça no dia da sua cirurgia com um acompanhante responsável, lembrando que é fundamental respeitar as orientações quanto ao jejum pré-operatório. Você necessitará de repouso pelo período indicado pelo seu médico. Não é recomendável dirigir antes da retirada do gesso.
Qual é a modalidade anestésica para rinoplastia?
Usualmente a RINOPLASTIA é realizada através de anestesia geral, procedimento seguro por haver domínio e estabilização da via aérea (respiração). Uma vez que a cirurgia é realizada no trato respiratório superior, pode haver o risco de aspiração de sangue, secreções e líquidos para o pulmão, condição esta extremamente perigosa pelas complicações decorrentes da bronco aspiração. Através desta modalidade anestésica você é acompanhado(a) por um Médico Especialista durante toda a sua cirurgia, o qual irá monitorizar e regular sua função respiratória, pressão arterial e ritmo cardíaco, a concentração de oxigênio e gás carbônico do seu sangue bem como administrar as medicações necessárias para uma anestesia segura e confortável para você. Atualmente, dispomos de medicações extremamente seguras e com um índice praticamente nulo de efeitos indesejáveis.
O que nós esperamos lhe proporcionar com a rinoplastia?
Nosso principal objetivo com a Rinoplastia é fazer com que o paciente se sinta feliz e mais confiante após o procedimento, melhorando sua aparência e mantendo uma adequada respiração. Para que isso ocorra, é muito importante haver uma relação transparente e de confiança mútua.
Nosso maior desejo é procurar entender ao máximo as suas expectativas e poder passar tudo aquilo que o procedimento pode lhe favorecer ou até mesmo, demonstrar o que não é possível atingir.
A isso denominamos exposição de expectativas reais, assim poderemos basear nossas condutas e medidas para lhe atender naquilo que é possível, minimizando os riscos e atuando de maneira precisa nas situações que possam sair da normalidade. Todo nariz é diferente e os bons resultados dependem da aplicação de medidas específicas de modo a atender o que deve ser realizado para o seu caso em particular.
A harmonia do nariz com o rosto é muito peculiar a cada indivíduo. Sua participação na fase de recuperação é muito importante.
Quais são as limitações do procedimento?
A Rinoplastia é um procedimento cirúrgico dos mais complexos. O Nariz é uma estrutura localizada no centro da face, que deve estar em harmonia com a unidade estética facial, composta de uma porção óssea, um arcabouço cartilaginoso, tecido conectivo, ligamentos, a pele e a mucosa que o reveste. Pela íntima relação dessas estruturas anatômicas a cirurgia reposiciona, modela, redimensiona e conecta as peças como de um “Quebra-Cabeças” em 3 dimensões.
As características das estruturas do nariz a ser operado, é que vão influenciar nas medidas e decisões do cirurgião para buscar o resultado esperado. O processo cicatricial exerce extrema influência sobre o resultado final a médio e longo prazo, o que pode alterar a sua aparência ao longo do tempo. Por estas razões que é necessário lançar mão de táticas para adequada estruturação do nariz com uso de enxertos de cartilagem do próprio paciente (Septo nasal, Concha da orelha e Cartilagem da costela), forte o bastante para suportar as forças cicatriciais. Pelas suas características faciais peculiares você não poderá escolher o seu novo nariz em uma revista, filme ou encarte de propaganda! A qualidade, o tipo da sua pele e idade também influenciam nas decisões cirúrgicas.
Quais os riscos de uma rinoplastia?
Há alguns riscos que são inerentes a quaisquer procedimento cirúrgico como sangramento e infecções. O Sangramento nasal no pós-operatório pode ocorrer, embora raro, e geralmente de fácil tratamento. Na maioria das vezes é evitado com o repouso recomendado nos primeiros dias.
Há uma menor chance de ocorrer infecção, o que na verdade é bastante raro.
O inchaço e o edema podem permanecer por alguns meses e isso pode manter encoberto algumas irregularidades que se tornam visíveis ou palpáveis com o passar dos meses ou até mesmo anos. Alterações do contorno e assimetrias podem necessitar de ajustes futuros com procedimentos de menor proporção. Algumas alterações de coloração da pele do Nariz ou próximo aos olhos podem ocorrer, isso geralmente se deve à exposição e à radiação solar, direta ou indireta, bem como a monitores de tv, a computadores ou às lâmpadas antes do período recomendado.
Como mencionado anteriormente, apesar das manobras da Rinoplastia moderna, a força da contração cicatricial pode comprometer a estrutura nasal levando, caso necessário, a revisões futuras. Isso é mais freqüente naqueles casos mais complexos, com alterações ou deformidades oriundas de cirurgias prévias ou em decorrência de traumas passados. Portanto, a Rinoplastia é um procedimento que exige estreito acompanhamento por um longo período. Siga as orientações e mantenha contato com o especialista. Eventualidades podem ocorrer e certamente é o seu cirurgião quem poderá ajudá-lo.
A rinoplastia e a sua respiração:
Sua cirurgia
O seu Cirurgião, após uma criteriosa avaliação e planejamento, irá realizar o procedimento cirúrgico a fim de tratar as eventuais deformidades e/ou alterações estruturais presentes preservando a função Nasal e privilegiando a estética facial.
A abordagem das estruturas nasais será conduzida através da técnica aberta (open), uma pequena incisão na estrutura que divide as narinas, chamada columela, seguida de outras incisões internas. Haverá uma reestruturação das unidades estéticas e funcionais do seu nariz que pode compreender em remoção dos excessos, bem como suprir eventuais insuficiências através de enxertos de cartilagens obtidas do seu próprio nariz (Cartilagem do Septo Nasal) ou cartilagem da concha auricular (Orelhas) ou cartilagem da costela.
Todas essas informações serão discutidas e justificadas pelo seu cirurgião previamente à sua cirurgia. Poderá haver a necessidade também de fratura dos ossos próprios do Nariz.
O procedimento cirúrgico dura em torno de 2 – 4 horas entretanto você poderá retornar ao seu quarto em um tempo superior devido ao tempo de recuperação anestésica. Você irá retornar ao seu quarto consciente e capaz de responder a estímulos adequadamente sob a supervisão do Médico Anestesista e do pessoal de enfermagem.
Quando posso reassumir minhas atividades usuais?
O que acontece após sua rinoplastia? após sua cirurgia
Um pequeno gesso plástico termomoldável e splints nasais de silicone serão aplicados em seu nariz ao final da cirurgia com a finalidade de conter o inchaço decorrente da manipulação cirúrgica e lhe proporcionar uma recuperação mais confortável possível. Não utilizamos os desconfortáveis e antigos tampões nasais.
Já no quarto, você inicia compressas geladas nos olhos para conter o inchaço do nariz e dos olhos, sob os cuidados de sua enfermeira acompanhante. Poderá experimentar uma leve sensação de tontura, por não mais que alguns minutos, em decorrência da eliminação dos anestésicos pelo seu organismo, receberá então oxigênio suplementar através de máscara por pelo menos 1 hora.
Você irá pernoitar na Clínica ou Hospital para um adequado acompanhamento inicial no pós-operatório. Ficará em repouso no leito onde deverá permanecer com a cabeceira elevada e somente sairá para ir ao toalete, caso necessário. Levantar desnecessariamente, fazer esforço ou manter a cabeça abaixada podem levar a sangramentos e aumento do inchaço.
A Rinoplastia é procedimento quase indolor, raramente pacientes referem dor, caso isso ocorra você será adequadamente medicado(a) com analgésicos. Na manhã seguinte, você irá receber uma alimentação leve no desjejum, fazer uma higiene corporal e oral e aguardar seu cirurgião para visita e posterior alta hospitalar com orientações. Lembre-se que um responsável deverá lhe acompanhar no momento da alta.
As visitas de revisão estarão agendadas para 48 horas após a alta para avaliação e higiene. Ao final da primeira semana você deverá comparecer ao consultório para remoção do gesso plástico, splints e pontos externos.
A partir de então serão programadas revisões semanais para limpeza intra nasal e acompanhamento até completar 30 dias. Recomendamos evitar qualquer esforço e baixar a cabeça por pelo menos duas semanas, bem como viagens de avião. Atividades esportivas e de contato devem ser evitadas por 6 semanas.
O que posso sentir e como estará minha aparência nos primeiros dias?
Nos primeiros três dias o inchaço atinge seu ápice, podem aparecer desde a cirurgia manchas arroxeadas, o que irá desaparecer completamente em até duas semanas. Mantenha as compressas geladas nos olhos conforme recomendado.
Por esses motivos, não recomendamos análises em frente ao espelho antes da primeira semana de cirurgia. Desconforto, tipo opressão entre os olhos podem surgir, o que irá ceder com o uso de analgésicos prescritos. Lembre-se que, medicamentos que contenham AAS estão terminantemente contra indicados sob risco de sangramentos de difícil controle.
A sua alimentação deverá ser leve, de fácil mastigação, com alimentos não muito quentes nem muito frios, pois sua sensibilidade estará alterada sobretudo no lábio superior, bem como sua mobilidade deve limitar-se para evitar edemas.
Pode haver uma diminuição do olfato nas primeiras semanas o que deverá retornar naturalmente. É perfeitamente natural a descarga de secreção sanguinolenta pelo nariz ou saliva com raias de sangue, principalmente nos primeiros dias ao se alimentar ou após algum esforço mesmo que mínimo. Após a retirada do gesso plástico, poderá haver a necessidade de novo curativo com micropore para conter o inchaço. É natural nas primeiras semanas o nariz inchar de maneira assimétrica, o que pode dar a sensação de irregularidades sombras ou desvios, o seu cirurgião irá reconhecer alterações caso elas ocorram. Durante esse período é permitido o uso de maquiagem tipo base com filtro solar. Congestão nasal é muito frequente e poderá manter-se mesmo em menor grau por algumas semanas.